Buratino o foguete soviético que destrói 30 hectares em segundos

17/10/2015 15:06

 

 

Ele é chamado de "Buratino", o equivalente russo de Pinóquio, por conta do nariz alongado. Era um segredo militar ao longo dos anos 80 é tecnicamente um lança-chamas, porque leva bombas termobáricas. Temos visto em ação em um vídeo que apareceu no YouTube.


 

TOS-1 para TOS-1A

 

 

 


O TOS-1 Buratino surgiu da necessidade de o exército soviético ter um lançador de foguetes médio e longo alcance, semelhante ao MLRS americano. Em vez de usar um veículo de grande porte, os russos decidiram montar em tanques T-72, para tocar capacetes excedentes.


Quantos foguetes foram capazes de andar com esses pequenos tanques? Trinta. Trinta calibre 220 ​​mm foguetes com ogivas termobáricas para produzir um efeito incendiário devastador. 


Neste vídeo podemos ver um tiroteio TOS-1A. É uma versão melhorada do TOS-1 que entrou em produção em 2001. Em vez de 30 tubos, tem 24. No entanto, o alcance efetivo aumentou de 3-6 km.

 
 
 
 
 

Os efeitos devastadores da Buratino

Após envolvente, bombas termobáricas deixam uma nuvem de combustível e, em seguida, atearam fogo. Isto produz uma segunda outra explosão destrutiva que consome todo o oxigênio na referida zona. Uma enorme onda de choque é gerada. No total alcançado  pode afetar cerca de 30 hectares de terra.

A temperatura e pressão para produzir foguetes tem consequências especialmente devastadoras quando dispararam contra soldados entrincheirados em bunkers ou cavernas (precisamente o propósito de TOS-1). Se as vítimas não morrem da explosão, é provável que acabam morrendo asfixiado pelo vácuo efeito ocorre quando consumido todo o oxigênio.


A União Soviética usou o TOS-1 durante a invasão do Afeganistão em 1988 (até então mantida em segredo). Eles também foram usados ​​para destruir Grozni, a capital chechena, durante a guerra de 1999. E há alguns meses, o exército do Iraque usou para lutar contra o ISIS.

Buratino é uma das armas mais destrutivas da terra, , mas tem uma armadura fraca que pode ser destruída por uma granada ou um míssil antitanque.

 

Fonte: A Vida Bloga

2leep.com
comments powered by Disqus